Mindset da Cura: Como o Marketing Digital Tem Ajudado a Disseminar os Benefícios da Medicina Integrativa e Sistêmica

Médico homeopata e ginecologista obstetra pioneiro do parto natural no Brasil, Adailton Meira se lançou no enfoque trazido pela Constelação Familiar Sistêmica em 2010 e, em fevereiro deste ano, fez a Turma 36 da Imersão 8Ps (ele participou, também, das Turmas 37 e 38), em busca de ampliar  – além-fronteiras – a sua abordagem de saúde para muito mais gente. “O veículo digital é uma plataforma importante para levar bem-estar e leveza a um maior número de pessoas, ampliando a consciência delas sobre o que é estar doente – e o que é estar saudável. Quero compartilhar meus resultados a partir dos 8Ps como forma de agradecer ao Conrado: muito obrigado por me impulsionar”, escreveu.

POR: Janaína Quitério | Jornalista 8Ps

Quando o Dr. Adailton Meira recebeu a equipe de jornalismo 8Ps em seu consultório, na cidade de Campinas-SP, no final de agosto de 2018, ele já tinha feito 28 Lives (pelo Facebook, Instagram e YouTube), palestrando sobre saúde e constelação familiar sistêmica, das 30 a que ele havia se comprometido. “Eu saí da Imersão 8Ps, Turma 38, com o firme propósito de fazer uma “Live” por dia. Utilizei essa estratégia digital como meta porque não há progresso e prosperidade sem estabelecimento de metas. Já estou acabando, mas gostei do negócio e, em breve, vou retomar os webnários. Cheguei a ter 50 pessoas simultâneas assistindo, o que é uma coisa maravilhosa e significa engajamento: pacientes, amigos e professores da Faculdade de Medicina, pessoas de vários lugares do mundo, como Japão, Portugal, Estados Unidos, França e Inglaterra”, conta animado.

Médico ginecologista e obstetra há 36 anos, Adailton descobriu a sua paixão pela abordagem holística (ou integral) do ser humano já no primeiro ano da Faculdade de Medicina na Unicamp. “Eu comecei a estudar Homeopatia no primeiro ano – e foi a primeira paixão! No segundo ano da faculdade, tive a experiência de participar de um parto natural, domiciliar, e aquilo me abriu a mente. Foi a segunda paixão”, relembra.

Formado, sincronizou as paixões e, ao mesmo tempo que fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia, cursou uma pós-graduação em Homeopatia. Viajou em seguida a Paris para estudar homeopatia aplicada à maternidade e lá fez estágio em uma maternidade de parto natural: a “Maternité des Lilas”.

De volta, aprofundou seus conhecimentos na abordagem holística em cursos sobre medicina psicossomática, leitura corporal e acupuntura e, de 1987 a 2010, em seu consultório médico, fez tratamentos homeopáticos, sobretudo voltados à saúde da mulher, o que soma, até hoje, o atendimento a 10 mil pacientes. Como obstetra, tornou-se autoridade no Brasil como precursor da abordagem respeitosa do parto e deu palestras sobre parto natural e na água em 9 países. Até que tomou contato com a sua terceira paixão: a Constelação Familiar Sistêmica.

“Segui até 2010, quando passei por uma Constelação Familiar Sistêmica – e isso me abriu um universo muito maior do que eu imaginava para a minha vida. Se a minha missão até 2010 foi propagar e defender o parto humanizado (em 2001, eu fiz o primeiro curso de formação de doulas do Brasil, por exemplo), agora, me volto para a constelação como uma filosofia de vida, de olhar para si mesmo com aceitação, equilíbrio e a devida conexão com a própria essência. Depois de ir até a Alemanha para fazer o curso com o criador da constelação, Bert Hellinger (que, hoje, tem 93 anos de idade), descobri o potencial que eu tinha em ajudar a melhorar a saúde das pessoas, tanto emocional quanto física, através da constelação como veículo terapêutico”, Adailton explica.

A Constelação Familiar Sistêmica, criada pelo alemão Bert Hellinger na década de 1980, traz as questões familiares ou sistêmicas internalizadas nas pessoas e se coloca como um processo de autoconhecimento, abrindo a cortina do inconsciente àquilo que não se está vendo. “Quando a gente faz constelação, descobre o que está movendo a nossa vida. Para mim, a doença é muito mais do que aquilo que está visível nos exames, porque a gente adoece primeiro nos pensamentos. É o estado emocional que antecede a doença. Assim, o que é a cura? É um processo de mudança de postura, um processo de mudança de mindset. E a doença é, justamente, um aviso inconsciente de que a pessoa está indo ao contrário da sua essência, que há algo para o qual é preciso olhar”, explica.

Na oficina vivencial “A doença pode te curar”, Dr. Adailton Meira trata a doença como um sistema de alerta para a cura.

A constelação familiar, hoje, é um dos 29 procedimentos oferecidos no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de programa instituído pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, a exemplo também da hipnoterapia, terapia de florais, musicoterapia, reiki, entre outros.

De acordo com a reportagem especial “Dossiê: Medicina Integrativa”, publicada em fevereiro de 2018 pela revista Galileu, as medicinas complementares – outro nome pelo qual a medicina integrativa é conhecida -, cujo modelo se inspira na concepção milenar da saúde oriental, vêm ganhando evidências científicas e abrindo espaço entre os profissionais mais ortodoxos. “Ela [a medicina integrativa] propõe um resgate das práticas mais antigas, sem negar os avanços da medicina convencional”, explica à revista Paulo de Tarso Lima, médico coordenador do Grupo de Medicina Integrativa do Hospital Israelita Albert Einstein.

Adailton Meira tem a mesma opinião: “Quando um paciente constela uma doença, eu deixo claro que não se trata de um tratamento, mas de um meio de encontrar, na questão emocional, o que levou ao aparecimento dela. É possível fazer uma série de recomendações e tratamentos com vistas a melhorar a qualidade de vida das pessoas, o que não significa que a medicação alopática será retirada”, explica. O modelo é “integrar”.

Marketing digital e mudança de mindset

A abordagem holística à qual Adailton se dedicou a vida inteira não apagou o seu interesse pela tecnologia. Tanto que, no início dos anos de 1990, seu consultório já se utilizava de computador com uma Rede Novell para preenchimento de fichas médicas e registro de casuísticas e, desde 1995, ele já tem um site. Em 2015, quando começou a se preparar para algo maior, Adailton mergulhou em cursos sobre empreendedorismo e marketing digital com diferentes players – mas sentiu que ainda não tinha achado a ferramenta de impulsão pela qual procurava.

“Eu acompanho o conteúdo  de Conrado Adolpho desde 2012, mas só no início de 2018 eu me inscrevi na Imersão 8Ps. Eu buscava otimizar o meu contato com as pessoas, mostrar a minha proposta de abordagem interior de uma maneira mais abrangente. Desde 2016, eu dou cursos de Formação em Constelação Familiar Sistêmica e, por ser trainer como ele, me encantei com a performance do Conrado no palco, que transmite uma motivação que não se resume a ganhar mais dinheiro. Nós temos uma história parecida, de nada ter vindo fácil na vida. Também tive falências e quebras, e a linguagem dele dialogou com o meu coração”, avalia.

Adailton já participou de três turmas da Imersão 8Ps e, segundo ele, todas elas lhe trouxeram acréscimos. Na Turma 36 – primeira na qual participou -, ele tinha uma oficina vivencial programada para acontecer no começo de março, mas apenas nove pessoas haviam se inscrito no período de dois meses. Seu objetivo era completar as 34 vagas disponíveis.

“Quando eu voltei da Imersão, saí com a faca nos dentes para aumentar as inscrições. Preparei uma oferta irresistível e mudei a minha comunicação: em vez de falar da oficina – ou, seja do produto -, foquei nos resultados, na mudança que a oficina traria para a vida das pessoas. Isso mudou tudo. Além das redes sociais, fiz uma abordagem pessoal e, apesar de não ter tido tempo de aprofundar nas estratégias de marketing aprendidas, tive 34 inscritos! Foi incrível! Casa cheia! Ali, senti que dava certo”, comemora.

O tema da oficina foi “Postura diante da vida”, na qual ele abordou maneiras de lidar com as dificuldades nos momentos em que as coisas não saem do jeito programado. Para Adailton, a saúde e a doença estão também relacionadas com as posturas de vida – ou ao seu mindset, na mesma linha de raciocínio de Conrado Adolpho sobre a temática. “Durante uma viagem de carro, eu fui ouvindo o podcast “Mindset Avançado”, do Conrado, e o que ele chama de mindset de prosperidade, eu chamo de mindset da cura”, compara.

Em uma de suas Lives sobre o assunto, Adailton complementa: “Mindset é a lente com a qual você olha para a vida, uma forma de programação da sua mente, feita por você. O problema é que, muitas vezes, a gente olha para o mundo, para as pessoas, com uma mente que não é nossa, mas decorrente de uma construção vinda de nossos pais na infância e ancestrais, que já não serve mais”.

Desde julho, quando se comprometeu a fazer as Lives, Adailton Meira já abordou diferentes temáticas relacionadas a bem-estar, ressaltando o que pode estar detrás do aparecimento de doenças. Além de cursos vivenciais sobre a temática, ele já está na terceira turma de formação  em constelação sistêmica presencial, intitulada “Inteligência Sistêmica”,  feita em oito módulos, de dois dias cada, em caráter imersivo. “As pessoas pedem e sugerem temas para as Lives. Eu vou a alguns lugares e escuto coisas como ‘adorei a sua Live’, de pessoas que nem conhecia”, Dr. Adailton compartilha.

Dr. Adailton Meira em oficina vivencial com abordagem sistêmica.

Ele mesmo uma persona transformada, Dr. Adailton mudou a sua postura diante não apenas da vida e da sua relação com o pai, a mãe e a família, mas também com relação à sua atuação profissional. “Me formei com uma visão doutrinária da medicina como sacerdócio e saí da faculdade sem saber lidar com a questão financeira. A constelação me confrontou com muitas mudanças internas, em todas as esferas. Minha abordagem, agora, está voltada ao não adoecimento – e muitas pessoas têm sido beneficiadas com isso. Monto grupos no WhatsApp, faço mentorias de saúde, formo novos consteladores. Estou maravilhado como uma mudança de mindset pode ser capaz de impulsionar tanto assim”, finaliza.

RESULTADOS COM O MÉTODO 8PS

  • Em sua primeira Imersão 8Ps (Turma 36, fevereiro), aplicou estratégias do Método 8Ps (a exemplo da oferta irresistível) e triplicou o número de inscrição de seu curso presencial em apenas 15 dias
  • Ao sair da Turma 38 (julho), cumpriu a meta de gravar 30 Lives consecutivas  – uma por dia – com temas sobre saúde e constelação familiar sistêmica. Com isso, aumentou a sua autoridade e ampliou a disseminação (no Brasil e exterior) sobre os benefícios da medicina integrativa
  • Preparou um lançamento do curso Inteligência Sistêmica por uma lista de WhatsApp, chamado Lançamento- relâmpago, aprendido em cursos do programa “Legacy Society”, do Conrado Adolpho

Estratégias Comentadas

O médico Adailton Meira buscava estratégias para formar uma nova autoridade no seu nicho de mercado e foi buscar na Imersão 8Ps o conhecimento que lhe faltava. Com o 1º P- Pesquisa e 2º P – Planejamento, o médico reavaliou seu produto e os benefícios reais que ele traz para seus clientes. Além de implementar um funil de vendas para estruturar sua estratégia comercial.
No 4º P – Publicação, o objetivo de Adailton era aumentar sua autoridade nos serviços que ele realiza, como a Constelação Familiar. Então, o médico se desafiou a realizar lives e webinários diariamente para construir uma audiência cativa. Além disso, com o uso de técnicas de copywriting, vistas na Imersão, ele renovou sua comunicação de vendas com a tática da Oferta Irresistível.
Porém, o grande destaque da estratégia que fez Adailton Meira crescer em pouco tempo foi a utilização da Tática Promocional: Estratégia de Lançamento de Produtos, que turbinou o crescimento.

 

Fotos: Adriana Lopes

 

Powered by Rock Convert

Veja Também...

Franqueado alavanca em 25% suas vendas e é escolhido para montar novo plano de marketing da rede, com 45 unidades

Dentista vende 67 mil reais em três dias com os 8Ps

Farmácia de manipulação lança produto e converte 34,5% em vendas

Empresária muda comunicação e aumenta em 30% suas vendas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *